Este sábado, 25 de março, das 20h30 às 21h30, as luzes da fachada da Indelague – Indústria Elétrica, S.A. vão apagar-se durante a Hora do Planeta 2023, num ato exemplar representativo da sua preocupação ambiental.
A Hora do Planeta é uma iniciativa organizada pela WWF (World Wide Fund for Nature) que incentiva cidadãos, empresas e governos a desligarem as luzes durante uma hora, mostrando assim o seu apoio à luta contra as alterações climáticas. O apagar das luzes é um gesto simbólico representativo da consciencialização de um problema que é de todos: as alterações climáticas.
É a primeira vez que a Indelague se associa a este movimento global que junta centenas de milhões de pessoas em todo o mundo para proteger o planeta.
Esta ação pretende resultar em mudança de atitudes com vista à redução das emissões de carbono nas atividades do dia-a-dia.
Antes disso, em 2019, o Grupo Indelague instalou na sua unidade fabril 600 painéis solares fotovoltaicos com uma potência máxima de 295W com capacidade para produzir 235.000 kWh de energia elétrica por ano a partir do sol. Esta instalação permite a redução do impacto ambiental, evitando a emissão de 120 toneladas de CO2 por ano.
Além disso toda a iluminação da empresa é controlada por um sistema de controlo que permite a utilização de sensores de presença e luminosidade de forma a fazer variar a intensidade da luz artificial das luminárias de acordo com a leitura da luz natural que entra, aumentando assim a poupança energética que se reflete numa diminuição no consumo de 40% ano.